Warning: ksort() expects parameter 1 to be array, object given in /home/tuliofilho/www/wp-content/plugins/bbpress/includes/core/template-functions.php on line 316
Empreendedorismo - VOTE TULIO PARA VEREADOR. 12.123
Empreendedorismo

Incentivo à atividade empreendedora, sob uma ótica humana e sustentável, estabelecendo como parâmetro de resultado a Felicidade Interna Bruta.

 

Proposta

 

Programa de Atendimento a Micro e Pequenos Empreendedores

Como se sabe, os empreendedores acabam por assumir um papel social de geração de empregos e renda em nosso país. Não obstante, o conjunto de transformações sociais que vivemos ao longo dos últimos 500 anos, com mais intensidade nos últimos 200, vem condicionando uma série de respostas na sociedade a fim de acomodar as pessoas às novas necessidades.

O surgimento da atividade empreendedora está muito longe de ser um ato heroico, de constituir unicamente uma virtude, ou uma dádiva. Ele é reflexo deste conjunto de transformações sociais e isto confere uma especial atenção a este movimento. Por si só, o ato de empreender é uma resposta a esta sociedade, geralmente solitário e carente de soluções que efetivem tal escolha.

Os altos índices de mortalidade de empresas antes de completarem o primeiro ano, indicam isso. Ao mesmo tempo, uma cultura de sucessos inatingíveis popula a mídia e estabelece um patamar pouco coerente com a realidade dos nossos micro e pequenos empreendedores.

Proposta: buscarei instrumentos para estabelecer um Programa de Atendimento a Micro e Pequenos Empreendedores que orientará os microempreendedores de Curitiba sobre gestão empresarial aplicada a pequenos negócios e com isso, melhorar sua capacidade de rentabilidade e lucratividade, evitando que venham a fracassar em suas atividades.


Melhoria dos fluxos de informação com o cidadão

Boa parte dos problemas entre cidadão e governo são oriundos das dificuldades com informação. Da definição do local correto para um exame no Sistema de Saúde até o tratamento de uma reclamação feita pela 156, passando pela burocracia na abertura de empresas.

Precisamos estabelecer canais mais eficientes de comunicação, que utilizem a tecnologia a seu favor, e que busquem não apenas resolver ou dar prioridade aos problemas do cidadão, como possam contribuir para a redução de deslocamentos.

Proposta: buscarei estabelecer instrumentos que visem o desenvolvimento de um sistema capaz de estruturar e captar as necessidades do cidadão curitibano, validando e priorizando as informações, com organização visual das demandas, além de mapear os fluxos de serviço ofertados, visando a melhoria dos processos e dos fluxos de informação, a redução da burocracia, a redução dos deslocamentos e a otimização da mobilidade.


Melhoria dos empreendimentos curitibanos por meio do Design

Agregar valor aos produtos e serviços dos micro e pequenos empreendedores locais, por meio da inserção do Design, da Inovação e da Sustentabilidade. Esta é uma tarefa que pode ser realizada de maneira simples, principalmente pela grande capacidade produtiva de Design em Curitiba. Temos um grande produção acadêmica que pode ser voltada para os micro e pequenos empreendedores, trazendo inovação para seus produtos e serviços, e colocando-os em igualdade de competição com empresas maiores. Além disso, na outra ponta, temos o incentivo à novos negócios de Design, fomentados pela prestação de serviços.

Proposta: buscarei instrumentos para a criação de espaços de consultorias nas Regionais, com profissionais de Design, para micro e pequenos empreendedores locais, bem como a busca de incentivos fiscais para empresas que adotem o Design como estratégia de negócio.


Implantação de Coworkings Públicos em cada uma das Regionais de Curitiba

Quem disse que ideias só podem nascer nas áreas mais “privilegiadas” da cidade? Os coworkings tem se mostrado espaços importantes no desenvolvimento de novas ideias e negócios, principalmente pela sua característica de colaboração e cooperação. Dentro desta lógica, é imprescindível que existam espaços públicos com a mesma capacidade de dar infraestrutura a estes micro negócios.

Proposta: buscarei e criarei instrumentos para viabilizar a implantação dos Coworkings Públicos nas Regionais.


 

Criação de Fundo de Incentivo ao Micro e Pequeno Empreendedor

Uma das atuações do poder público deve ser o incentivo ao empreendedorismo. Normalmente em seu início, os empreendimentos necessitam de incentivo financeiro como linhas de fomento. Nesta hora, infelizmente, as instituições bancárias costumam não aparecer, deixando os empreendedores sem muita saída, tendo que buscar recursos com alto custo financeiro.

Proposta: minha proposta é a de buscar instrumentos que visem a criação de um Fundo de Incentivo ao Micro e Pequeno Empreendedor, estabelecendo uma política de fomento na hora em que os empreendedores mais necessitam.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *