Warning: ksort() expects parameter 1 to be array, object given in /home/tuliofilho/www/wp-content/plugins/bbpress/includes/core/template-functions.php on line 316
Criança e Juventude - VOTE TULIO. CURITIBA MAIS PLURAL - 12.123
Criança e Juventude

Estímulo à adoção tardia e a busca de um ambiente favorável ao desenvolvimento de jovens inovadores e protagonistas dos seus presentes.

 

Propostas

Estímulo à Adoção Tardia

Infelizmente a adoção no Brasil ainda é um tema envolto de tabus e desinformação. Mas isto precisa mudar. Hoje temos mais de 6000 crianças aptas à adoção no país. E mais de 35 mil pretendentes à adoção. Esta conta não fecha, não é mesmo? O problema mais uma vez reside em nosso preconceito. Cerca de 75% das crianças possuem mais de 8 anos e do outro lado, cerca de 96% dos pretendentes não aceitam crianças maiores de 8 anos. Ainda temos mais de 40 mil crianças em lares e abrigos que aguardam uma decisão da justiça sobre a possibilidade de adoção. E este processo que acaba muitas vezes sendo moroso, diminui, dia a dia, a chance de adoção das crianças. A adoção tem que deixar de ser a última opção!

Proposta: buscarei instrumentos que incentivem a adoção consciente e tardia, resgatando dos lares jovens que além de sonhos, possuem grandes potenciais no futuro.


Possibilitar um modelo de educação que valorize a criatividade, a inovação e a sustentabilidade

Sem dúvida, a cidade inteligente é aquela que conseguirá, por meio da educação, transformar seus jovens em cidadãos sagazes, criativos, inovadores e conscientes do seu papel no ambiente. Resumindo, jovens protagonistas do seu presente. Muito se tem falado da necessidade de Curitiba voltar a ser inovadora. A educação precisa pautar-se para a autonomia do jovem enquanto sujeito ativo no processo de aprendizagem. E um caminho para isto é a valorização da criatividade, inovação e sustentabilidade na Rede Municipal de Ensino, gerando e retendo futuros talentos.

Proposta: buscarei instrumentos e parcerias para a inserção nos conteúdos curriculares da educação infantil e do ensino fundamental, de conceitos transversais e integrados de design, inovação e sustentabilidade. Além disso, trabalharei na valorização de iniciativas de inserção destes conceitos.


Estímulo crescente à leitura

A leitura como alimento para alma. Precisamos estimular cada vez mais nossas crianças e jovens ao hábito da leitura.

Proposta: buscarei instrumentos para colocar em prática o projeto “Banca do Livro”, sistema de compartilhamento de livros nas Feiras Livres, Feiras 1,99 e Armazéns da Família.


Implantação das Usinas de Produção Criativa

A proposta é a de transformar espaços abandonados ou vazios (que estejam sob posse do município) em “Usinas de Produção Criativa”, visando a geração de novos negócios e empreendimentos criativos. Isto se daria por meio de parcerias público-privadas e teria como principal foco, os jovens, estimulando seu protagonismo, gerando novos talentos e retendo os talentos gerados. As “usinas” teriam infraestrutura para o desenvolvimento de atividades artístico-culturais, tornando-se espaços para a produção criativa funcional autoral, assim como para a fruição destes bens culturais. Além da geração de arrecadação pelo consumo, os usuários ainda teriam como pagamento pelo uso do espaço, contrapartidas sociais.

Proposta: minha proposta é a de estabelecer instrumentos legislativos que possam permitir esta iniciativa.


Inserção da Economia Criativa nos Portais do Futuro

Os Portais do Futuro são infraestruturas que buscam trabalhar o protagonismo juvenil. A proposta é a de inserir fundamentos da Economia Criativa, aliando cultura e atividades profissionalizantes. A Economia Criativa é sem dúvida uma válvula para a inserção destes jovens no mercado de trabalho.

Proposta: buscar instrumentos para a implantação de atividades profissionalizantes, com viés cultural (fotografia, figurino, iluminação, audiovisual, música, design, moda, ilustração) nos Portais do Futuro, estabelecendo parceria entre a Fundação Cultural de Curitiba, Secretaria do esporte Lazer e Juventude, Conselhos da Juventude e Instituições de Ensino Superior.


Compromisso com as Crianças e Adolescentes de Curitiba

O Conselho Tutelar de Curitiba gerou um Termo de Compromisso com as Crianças e Adolescentes de Curitiba. Eu assinei o termo e assim concordei com as propostas contidas nele, me comprometendo a ter um olhar e cuidado mais que especial com nossas crianças e adolescentes.

Proposta: confira aqui o Termo e os compromissos.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *